Riscos que uma empresa enfrenta e que motivam a sua venda

Vídeo completo do evento “A importância do advogado no processo de compra e venda de empresas”
Aqui vamos abordar os diversos tipos de riscos que podem afetar uma empresa.
A ideia aqui não é esgotar o assunto, pois as variáveis são muitas, mas vamos abordar as principais e mais recorrentes.
Risco Estratégico: Afeta a implementação da estratégia de negócios: quedas de demanda, liquidez, regulamentações.
Risco Operacional: Afeta a capacidade interna de uma empresa para produzir bens e serviços como resultados das consequências de um colapso em um núcleo operacional.
Risco ao Cliente: Esse fator é importante para a saúde de qualquer negócio. Afeta clientes que colocam pedidos, agrupado como a obsolescência do produto e risco de produto e mercado.
Há também outros tipos de Riscos como o de Redução dos Ativos, Risco Competitivo, o Risco Financeiro, o Fiscal, Risco País, entre outros.
Tanto compradores como quem vende uma empresa devem ter ciência da complexidade que é empreender e administrar um negócio. Faz parte do negócio, assumir e administrar os diversos tipos de problemas que uma empresa pode apresentar.
Cláusulas Jurídicas para venda de uma empresa
Nessa publicação já abordamos a importância de alguns cuidados jurídicos que devemos ter ao vender uma empresa, mas no decorrer da palestra reforcei alguns pontos como: Cláusulas de Auditoria, Garantia de Evicção, Imissão na Posse, “No Shop“, “Não Concorrência“, “Earn Out” e “Escrow“.
O tempo não permitiu e por conta disso não aprofundamos muito cada um desses pontos, mas abordamos os principais pontos de cada uma dessas cláusulas.
Na Think Consultoria auxiliamos empresários de todos os segmentos a avaliar empresas e acompanhamos todos os processos relacionados a compra e venda de empresas.


