Importância do advogado na compra ou venda de empresas (Completo)

Tópicos da palestra:
Cenário para Negociar uma empresa no Brasil
Quer vender a sua empresa? Vender é a melhor opção?
Quem deve negociar a venda de uma empresa?
Por que Avaliar uma Empresa?
Comprar uma empresa: Motivações para comprar uma empresa
Riscos que uma empresa enfrenta e que motivam a sua venda
Cláusulas Jurídicas importantes para comprar ou vender empresas
Diferenças entre negociar uma empresa com investidores brasileiros e estrangeiros
Gostaria de agradecer a todos que estiveram presentes na palestra sobre o tema “A importância do advogado na compra e venda de empresas”.
Esse evento aconteceu no dia 10/08 nas instalações da OAB-SP.
Quando recebi o convite fiquei muito contente em dividir esse conhecimento sobre como avaliar, comprar ou vender uma empresa. Digo isso porque durante uma negociação é fundamental esse suporte jurídico.
Ao me reunir com empresários noto a carência de um conhecimento específico sobre como o advogado pode contribuir durante o processo de compra e venda de uma empresa.
Não importa o tamanho da empresa ou o segmento que ela atua, negociar uma empresa é um processo que envolve diversas áreas do conhecimento.
Por conta disso preparei essa palestra com alguns tópicos que acredito ser muito importantes para quem tem a intenção de negociar uma empresa.
Antes de disponibilizar os slides que apresentei no evento gostaria de fazer um agradecimento especial ao Dr. André Ferracini, Dr. Dennis Capabianco e ao Presidente da OAB 125ª Subseção-SP – Dr.Cláudio Moreira do Nascimento pela atenção e apoio antes, durante e após a realização do evento.
Para saber mais sobre como negociar a sua empresa entre em contato conosco.
Slides “a importância do advogado na compra e venda de empresas”
A importância do advogado na Compra e Venda de Empresas

Pontos abordados na palestra “a importância do advogado na compra e venda de empresas”
– A diferença entre a administração privada e administração pública / algumas estatísticas empresariais / 60% do volume de transições são inferiores a R$ 50 milhões.
– Devido à crise crônica instalada no país, muitos empresários estão tentando vender suas empresas, desestruturadas para esta tarefa / orientamos os mesmos para fazerem algo inovador para sobreviver, como a mudança de estratégia, produtos, mercado, mudança de uso.
– O modelo de negócio das empresas intermediadoras, suas diferenças / os documentos jurídicos, NDA (unilateral, bilateral), Minutas, MoU (memorando de entendimentos).
– As razões que motivam investidores a comprar uma empresa: expectativas assimétricas, efeito hubris, serial acquirer, compensação tributária, sinergias, efeitos anticompetitivos..
– Os tipos de operações de Fusões e Aquisições: horizontais, verticais, congêneres, conglomerados, fusão: amigável, hostil, estratégica, financeira (investidor anjo, capital semente, venture capital, privite equity).
– Os riscos empresariais: estratégicos, operacionais, competitivo, de reputação, fiscal, regulatório, externos.
– A negociação, as cláusulas jurídicas, a avaliação da proposta, contra proposta e o contrato de compra e venda definitivo de uma empresa.
Fotos do evento
Créditos: Roberto Sant’Anna


