Quem deve negociar a venda de uma empresa?
Vídeo completo do evento “A importância do advogado no processo de compra e venda de empresas”
O empresário geralmente acredita que pode administrar o seu negócio e ao mesmo tempo cuidar da venda da empresa.
Esse é um erro que constantemente encontramos, pois, para conduzir uma negociação existem alguns cuidados que podem comprometer as atividades atuais e futuras da empresa.
Um desses cuidados a serem tomados na hora da venda da empresa é a seleção dos interessados em comprar. Existem diversos tipos de compradores, inclusive pseudo negociadores que aplicam “golpes” se passando por investidores (já publicamos um artigo sobre esse perfil de “investidor” aqui no blog).
A intermediadora da negociação também cuida de outros aspectos como:
A elaboração do “NDA“, um Termo de Confidencialidade.
Esse contrato preserva a confidencialidade das informações sobre a empresa que está sendo vendida e certifica que o potencial comprador não vai expor essas informações a terceiros.
MoU – Memorando de Entendimentos, é um acordo entre as duas partes (compradores e vendedor da empresa).
O suporte jurídico faz-se necessário desde o princípio do processo para formalizar os detalhes da venda da empresa.
Apesar de termos esse suporte administrativo/jurídico, muitas vezes também é necessário um auxílio psicológico durante o processo de compra e venda de empresas.
A negociação de uma empresa é uma atividade interdisciplinar, um trabalho feito 360º sobre o negócio e suas diversas variáveis.
Os principais motivos da venda de uma empresa:
– Má administração,
– Falta de capital de giro,
– Problemas com os sócios e familiares,
– Cansaço, doença, aposentadoria, falta de sucessão,
– Desinteresse pelo ramo de atuação da empresa,
– Perdas econômicas.
Na Think nós damos suporte a todas as etapas referentes ao processo de avaliação de empresas, compra e venda de empresas.